top of page

FIRENZE 11 - SAN MINIATO AL MONTE


Pontos Turísticos de Firenze – Região 11: Basilica de San Miniato al Monte

Com sua vista incrível, sua arquitetura diferenciada e sua missa com coral de cantos gregorianos na penumbra da cripa, a visita a San Miniato vale todos os degraus da caminhada que leva até um dos pontos mais altos de Firenze.

Atrás da Piazzale Michelangelo, passando a Chiesa San Salvatore, chaga-se até a Basílica di San Minialto al Monti, que tem sido descrita como ​a estrutura românica mais bela da Toscana e uma das igrejas mais bonitas da Itália.

São Miniato foi o primeiro mártir de Firenze, possivelmente um mercador grego ou um príncipe armênio, que deixou sua casa para fazer uma peregrinação a Roma. Chegou em Firenze em 250 d.C e tornou-se um ermitão.

Durante as perseguições anticristãs do Imperador Décio foi decapitado e, diz a lenda, que pegou sua própria cabeça e atravessou o Rio Arno, voltando para sua solidão no Mons Fiorentinus, atual local da Basílica.

Logo após, lá foi erguido um santuário e depois uma capela. Anos mais tarde, em 1013, o Bispo Alibrando iniciou a construção da igreja em sua homenagem, para ser um monastério beneditino. Em 1373, a Igreja passou a pertencer aos monges olivetanos, que produzem um famoso licor, mel e o chá tisane (vendidos em uma loja ao lado da igreja).​

A fachada de San Miniato é uma das obras-primas inspirada nos edifícios monumentais r omanos de formas geométricas, e a águia dourada que aparece lá é o símbolo da Arte di Calimala (guilda de comerciantes de lã que foram responsáveis pela manutenção da igreja por muitos anos desde 1288). Durante o cerco a Firenze, em 1530, a Basilica foi usada como posto de artilharia e Michelangelo ordenou que se colocassem colchões ao seu redor para que ficasse protegida do fogo inimigo.

Internamente, chama atenção a decoração peculiar, com seus arcos e desenhos geométros contrastantes, bem como detalhes em todos os lados, como os afrescos por toda a parede direita da Igreja, os mosaicos no piso (como o horóscopo, um simbolo originalmente pagão, mas que aqui ganha um significado cristão onde a divisão dos 12 signos da influência pagã no cristianismo são alusão aos 12 apóstolos) e o teto da sacristia (cujo teto ricamente decorado retrata a vida de São Benedito).

O altar o altar superior, supostamente contém os ossos de de São Minialto, impresisona com sua cúpula de mosaico produzida com uma técnica de intenso contraste, aprseenta a imagem do santo à direita de Cristo segurando uma coroa .

No centro da nave, abaixo do altar maior, está a bela Cappella del Crocefisso, projetada por Michelozzo em 1448 e decorada com afrescos de Agnolo Gaddi e decoração em terracota de Luca della Robbia.

Há destaque também para a Cappella del Cardinale del Portogallo (memorial que abriga o túmulo do Cardeal Jaime de Portugal, embaixador português em Firenze, com belíssimo trabalho de mármore e a terracota). ​

No final a nave, desendo as escadas laterais, chega-se a cripta, onde o chão abriga diversos túmulos e um coro enclausurado, onde é rezada a missa com coral de cantos gregorianos quase todos os dias as 17:00 horas.

À direita da Igreja está o Paço Episcopal, antiga residência de veraneio dos bispos de Firenze, que depois se tornou um convento, um hospital e uma casa jesuíta. À frente da Basilica, no cemitério “Porte Sante”, estão os túmulos de Carlo Collodi (criador do Pinóquio) e outros artistas famosos na Italia. No entanto, o que mais impressiona lá são as figuras em tamanho real que ornam os jazigos.

Por fim, antes de tomar a Via del Monte alle Croci ou descer pela Via Galileo a caminho do Arno , vale desfrutar de uma esplêndida vista da cidade a partir do jardim do cemitério ou do pátio da Igreja, que já foi o cenário do filme "Obsession", de Brian de Palma, de 1976.​ ​

Outros pontos turísticos na região 11:​

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Piazzale Michelangelo

bottom of page