top of page

FIRENZE 5 - PALAZZO STROZZI


Pontos Turísticos de Firenze - Região 5: Palazzo Strozzi

Exemplo perfeito do ideal da mansão renascentista onde a casa aparece como uma pequena fortaleza, no coração da cidade, o Palazzo so século XV tem sido considerado o mais importante espaço da cidade para grandes exposições temporárias.

Sua construção foi iniciada em 1489, com modelo de Giuliano da Sangallo, a pedido de Filippo Strozzi, que morreu antes do palácio ser concluído, com seus filhos se instalando lá apenas em 1505.

Foi construído intencionalmente com magnitude maior (mas semelhante) do que Palazzo Medici, com fidelidade aos modelos do século XV: fachada simétrica e linear com pedra trabalhada no piso térreo e parecendo quase lisa nos andares superiores para ampliar a perspectiva, portais de entrada imponentes, cercado por janelas retangulares.

Após um longo período durante o qual a família Strozzi viveu principalmente na Roma, o palácio foi reformulado em 1886.

No interior, o pátio é impressionante as salas igualmente chamam atenção pela sua construção típica da época: corredores espaçosos, com janelas gradeadas elegantes e lareiras monumentais.

O edifício foi propriedade da família Strozzi até 1937, quando foi comprado pelo Instituto Nacional de Seguros, e mais tarde vendida para o estado em 1999, que deu em concessão para a cidade de Firenze.

Desde a Segunda Guerra Mundial at´os dias de hoje, o Palazzo Strozzi abriga grandes exposições e exibições temporárias.

Outros Pontos Turísticos da Região 5:

  • Atrações opcionais ou de interesse específico

  • Palazzo Spini Feroni e o Museo Salvatore Ferragamo

  • Santa Trinità

bottom of page