top of page

FIRENZE 4 - IGREJA SANTA MARIA NOVELLA

Pontos Turísticos de Firenze – Região 4: Chiesa di Santa Maria Novella (Igreja de Santa Maria Novella)

Arquitetonicamente, é uma das igrejas góticas mais importantes da Toscana, com sua fachada geométrica e obras de arte de Masaccio e Giotto que se destacam pela precursão do uso de técnicas de perspectiva e de Ghirlandaio e Filipo Lippi que retratam a sociedade nobre renascentista.

O convento de Santa Maria Novella foi construído entre 1279 e 1357 por frades dominicanos perto de uma igreja do século 7 localizada nos campos externos às muralhas medievais de Firenze.

A fachada não é apenas a mais antiga de todas as igrejas em Firenze, mas também a única que foi completada conforme planejada e ainda hoje apresenta sua forma original: a parte inferior foi executada pelo arquiteto dominicano Fra Iacopo Talenti da Nipozzano, enquanto a parte superior foi concluída 100 anos mais tarde em 1470 por Leon Battista Alberti (autor do primeiro livro impresso sobre arquitetura).

O projeto interno é de Brunelleschi (o mesmo da cúpula do Duomo). A igreja inicialmente foi dividida internamente em duas partes por um muro (uma para os frades e outra para os fiéis) e inteira coberta de afrescos.

A estrutura e decoração interna foram alteradas no século XVI por Vasari, a pedido de Cosimo de Medici. O muro que dividia os frades dos fiéis foi demolido (ainda se pode ver claramente onde a divisão existia abaixo do crucifixo de Giotto).

O interior mantém extraordinárias obras de arte, incluindo, entre outras, obras de Masaccio, Ghirlandaio, Giotto e Filipo Lippi.

"Trinità" de Masaccio, uma das primeiras obras a dominar o princípio da perspectica

"Cappella Tornabuoni" de Ghirlandaio

e seus afrescos com histórias biblícas com pessoas, roupas e costumes da época renascentista

Crucifixo de Giotto, obra que mostra a introdução da perspectiva

e da expressão mais realista, características precursoras do Renascimento

"Cappella Strozzi" de Filipo Lippi, cujo trabalho foi interrompido com o exilio da Familia Strozzi pelos Medici e retomada ao final da vida de Lippi, sendo um de seus útimos trabalhos

Além disso, é possível visitar o museu da Igreja, composto pelos dois primeiros claustros do antigo convento, a Capela Espanhola e o grande refeitório, que são interessantes para imaginar como os antigos frades viviam.

Outros Pontos Turísticos da Região 4:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella (Farmacia de Santa Maria Novella)

  • Atrações opcionais ou de interesse específico

  • Chiesa di Ognissanti (Igreja de Todos os Santos)

bottom of page