top of page

FIRENZE 11 - PIAZZALE MICHELANGELO

Pontos Turísticos de Firenze – Região 11: Piazzale Michelangelo

O terraço oferece a melhor vista panorâmica de Firenze, permitindo de uma só vez apreciar os principais marcos da cidade, desde as muralhas do Forte Belvedere até Santa Croce, com o Arno e as montanhas de Fiesole e Settignano adornando a cidade.

A Piazzale Michelangelo data de 1869, quando Firenze foi capital da Itália recém-unificada e toda a cidade foi envolvida na renovação urbana chamada Risanamento (Resaneamento), quando executaram uma série de obras públicas, entre elas a criação, na colina de San Miniato, de um terraço panorâmico que ofereceria uma vista sem igual do outro lado do Arno.

O arquiteto Giuseppe Poggi concebeu então o espaço como uma grande praça em homenagem a Michelangelo, abrigando cópias em bronze de algumas de suas obras mais famosas (David e as Quatro Alegorias da Cappella Medici na Basílica di San Lorenzo), e construiu ao fundo um edifício estilo neoclassico para a instalação de um museu dedicado ao artista (que por alguma razão desconhecida não foi implantado e é agora um restaurante).

Entre 1890 e 1935, a área foi utilizada como a estação de trem da linha Tranvia del Chianti, que ligava Firenze a San Casciano Val di Pesa e Greve in Chianti. Depois se tornou um grande hub do sistema de bondes de Firenze, completamente desmontado por 1958.

Atualmente, a praça, que é muito simples comparada com a riqueza artística do centro de Firenze, tem várias barracas de souvenirs e um bar sob o terraço.

Para quem quer apreciar a vista de um local mais tranquilo, atrá da Piazza há o restaurante La Loggia. Lá eles servem também drinks e bons vinhos e aperitivos, para quem não quer fazer uma refeição completa (a comida em si não tem nenhum destaque).

Mas o que vale mesmo é a incrível vista da cidade. Da praça se aprecia o centro histórico da Firenze em cada um de seus detalhes, desde as muralhas do Forte Belvedere até Santa Croce, a Ponte Vecchio cortando o Rio Arno, a cúpula do Duomo competindo com a Torre do Palazzo Vecchio e o Bargello, sem mencionar as colinas opostas ao norte da cidade, com as cidades de Fiesole e Settignano.

Além de tudo, a cidade é extremamente fotogência, a qualquer fotografia aqui retratará uma lembrança incrível. O local é o preferido dos turistas para apreciar o por-do-sol. Mesmo à noite, a paisagem fica deslumbrante com os monumentos do centro histórico iluminados.

Para voltar ao centro, é possível ir a pé pela Via Via del Monte alle Croci ou, para uma opção mais longa (e mais bonita), pela Via Galileo , uma rua extremanete arborizada e com vistas excepcionais da cidade.

Outros pontos turísticos na região 11:

  • Atrações complementares e muito interessantes

  • Basilica de San Miniato al Monte

bottom of page