top of page

FIRENZE 10 - SANTO SPIRITO

Pontos Turísticos de Firenze – Região 10: Basilica di Santo Spirito

Santo Spiritio traz a inovadora (para a época) igreja projetada por Brunelleschi e uma praça que abriga feirinhas que vão de comidas típicas a artesanato, além do movimento noturno fora do circuito turístico.

A construção de um complexo agostiniano dedicado à Virgem e ao Espírito Santo começou por volta de 1252 e terminou 40 anos depois. Mas foi apenas em 1443 que começaram os trabalhos para o atual edifício, a partir de um projeto fornecido por Filippo Brunelleschi.

Após a morte de Brunelleschi em 1446, a obra foi dirigida por Giovanni da Gaiole e depois por Salvi d'Andrea.

No final, consideráveis ​​mudanças foram feitas no plano original de Brunelleschi (uma grande abóbada sobre a nave foi substituída por um teto plano, e sua idéia de uma fachada de quatro portas foi igualmente abandonada em favor das três tradicionais).

A fachada externa de Santo Spirito permaneceu em pedra bruta até o século 18, quando foi rebocada.

Embora o projeto original de Brunelleschi tenha sido alterado, a igreja mantém a estrutura extraordinariamente inovadora para a época, com sua colunata coríntia, de inspiração clássica, e seus trinta e oito nichos de capelas, que trazem belos exemplos de afrescos e pinturas dos séculos XV e XVI.

Durante o século 17, novas pinturas foram adicionadas, assim como um altar-mor monumental, que tem sido acusado de estragar o interior projetado por Brunelleschi.

No convento anexo, tudo o que resta do período medieval é o cenáculo (refeitório) gótico e a Capela Corsini, além dos dois claustros, construídos nos séculos XVI e XVII por Ammannati e seus alunos Giulio e Alfonso Parigi (arquitetos do Palazzo Pitti). Fechado pela primeira vez em 1808 e novamente em 1866, o convento tem algumas salas que ainda são usadas para fins militares.

No verão, a praça em frente a igreja fica bastante agitada, sendo um dos pontos de encontro dos florentinos mais jovens, que lá se reunem antes de escolherem em qual bar ou casa noturna terminarão a noite.

Além disso, no terceiro domingo do mês, há a "Fierucolina", uma feira a céu aberto com comidas típicas e vinhos de pequenos agricultores locais. Já no segundo domingo de cada mês (com exceção de agosto), a Feira abre espaço para compra e venda de antiguidades.

A região também vale um passeio, pois ainda apresenta alguns edificios antigos bem conservados, agora residencia de quem pode dizer que mora em um prédio do século XIII.

Outros Pontos Turísticos na Região:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Ponte Vecchio (Velha Ponte)

  • Palazzo Pitti e Galleria Palatina

  • Giardini di Boboli

  • Atrações opcionais e de interesse específico

  • Museus do Giardini di Boboli

  • Basilica di Santa Maria del Carmine e Capela Brancacci

bottom of page