top of page

FIRENZE 9 - GUCCI MUSEO


Pontos Turísticos de Firenze - Região 9: Gucci Museo

Ao lado do Palazzo Vecchio, o Museu da Gucci mostra a historia das criações da marca. É relativamente pequeno e limitado, mas para quem tem tempo na cidade e gosta de moda vale dar uma passadinha por essa viagem no tempo dos produtos de luxo.

O museu foi instalado num edifício do século XV, o antigo Palazzo di Mercanzia (Palacio de Mercadoria) e foi inaugurado em setembro de 2011, para marcar o 90º aniversário do nascimento da marca em Firenze.

Projetado pela Diretora Criativa da Gucci, Frida Giannini, o museu ocupa uma área de 1.715 metros quadrados em três andares nos quais resume a história da marca em salas temáticas.

A "Sala Logomania" (que traça a evolução do monograma do “duplo G”).

Inspirado das iniciais do fundador damarca, Guccio Gucci, os icônicos "G" interlaçados apareceram pela primeira vez na década de 60 no fecho das bolsas.

Ao longo dos anos, o logo foi mostrado de diversas formas, em ouro, prata, impresso em couro ou nas estampas dos tecidos. A marca foi até estampada, na década de 70, em um Cadillac.

Hoje, o ícone é usado em toda a coleção, desde itens clásicas como bolsas ou lenços de seda, até as peças modernas, como capa de tablets.

A "Sala Borse" traz a evolução dos modelos históricos de bolsas da marca que tornam-se objetos de adoração.

A "Sala Viaggio" apresenta uma exposição de malas, acessórios e itens de viagem criados para o “jet-set internacional”.

A “Sala Evening” exibe as roupas valiosas usadas por atrizes famosas, como a que Hilary Swank aceitou o Oscar em 2011.

A exposição permanente do acervo Gucci divide terreno com o “Contemporary Art Space”, que traz instalações de arte contemporânea e exposições rotativas.

Dentro do Museu Gucci também há um café-restaurante e uma livraria, com publicações dedicadas aos amantes da arte, moda e fotografia.

Livraria e Loja do Museu

Outros Pontos Turísticos da Região 9:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Piazza della Signoria

  • Loggia dei Lanzi

  • Palazzo Vecchio (Palácio Velho)

  • Galleria degli Uffizi

  • Atrações complementares e bem interessantes

  • Corridoio Vasariano (Corredor Vasariano)

bottom of page