Pontos Turísticos de Firenze – Região 6: Palazzo Davanzati e Museo della Casa Fiorentina Antica (Museu da Casa Florentina Antiga)
O edifício de uma família nobre do século XV se tornou anos mais tarde um antiquário e hoje abriga um museu que retrata um típico "Palazzo" renascentista, e um tour por seus aposentos é uma viagem no tempo.
O palácio, construído em meados do século XIV pela família Davizzi (ricos mercadores da “Arte de Calimala”, ou seja, comerciantes), foi comprado em 1578 pela família Davanzati a quem pertenceu até 1838, quando Carlo, último membro da família, se suicidou.
O edifício foi, então, subdividido em apartamentos e sofreu várias modificações estruturais internas.
Em 1904 foi comprado e restaurado pelo antiquário Elia Volpi, que o abriu ao público como Museu da Casa Fiorentina Antiga e atendia coleccionadores estrangeiros e turistas.
Em 1916, Volpi organizou um memorável leilão em Nova Iorque, onde vendeu todo o mobiliário do palácio: o evento é recordado como uma importante etapa para a difusão do gosto neo-renascentista nos Estados Unidos.
Após redecorá-lo, em 1924, o mobiliário foi novamente vendido junto com e edifício, que passou para as mãos de empresários egípcios.
Para proteção do patrimônio, o edifício foi comprado em 1951 pelo Estado italiano que o reabriu em 1956 como museu, com móveis, pinturas e objetos provenientes de outros museus florentinos e de aquisições e doações recebidas.
A visita vale a pena para quem quer presenciar um pouco do que era a vida de uma família de posses no século XIV, época que marcou a transição entre a casa-torre da Idade Média e o palácio renascentista, mostrando o mobiliário e decoração que datam do XIV ao século XIX.
O edifício possui um porão, um pátio no piso térreo e uma escadaria que leva a mais quatro andares, com a mesma planta para os 3 andares superiores, com a sala de estar, de jantar, os quartos e o "agiamenti" (banheiros, raros na época).
Todos os quartos têm pisos de azulejos e tetos em madeira, e os quartos são decorados com afrescos cujos temas eram comuns na decoração da região na época, com a representação de cortinas e brasões.
Ao passar pelos aposentos, uma série de peças e objetos da época são expostos, tornando a ambientação ainda mais realista.
No último andar fechado encontrava-se a cozinha, colocada no alto para evitar a impregnação da casa com fumos e vapores e, também, para permitir uma rápida fuga em caso de incêndio.
Lá estão expostos móveis e objetos de uso diário da época juntamente com ferramentas de trabalho feminino (misturador, espeto, espremedor, candeeiros, teares, ferro de passar roupa, roca para fiar, entre outros).
No alto, encontra-seum amplo terraço, construído pela família Davanzati substituindo o topo da "casa torre" original.
O lugar tinha a função de oferecer um espaço aberto e arejado às mulheres, que não se sentiam seguras sozinhas na rua.
Na fachada encontra-se o brasão dos Davanzati e ainda estão presentes numerosas estruturas de ferro que tinham várias funções estruturais e decorativas como a de ali pendurar panos coloridos, roupas para secar ou gaiolas com aves.
Nos lados das janelas ainda se veêm os ferros porta tochas ou bandeiras.
Outros Pontos Turísticos da Região 6:
Atrações tradicionais ou imperdíveis
Piazza della Republica
Loggia del Mercato Nuovo ou Mercato del Porcellino (e sorveteria Venchi)
Atrações complementares bem interessantes
Via de’ Tornabuoni e Via Degli Strozzi (lojas de luxo)
Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - fachada e laterais externas
Atrações opcionais ou de interesse específico
Via de’ Tornabuoni e Via Degli Strozzi (lojas de luxo)
Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - interior e museu