top of page

FIRENZE 6 - MERCATO DEL PORCELLINO

Pontos Turísticos de Firenze – Região 6: Loggia del Mercato Nuovo ou Mercato del Porcellino

Também chamada de Loggia del Mercato Nuovo ou Mercato di Paglia, o espaço foi criado para vender seda e objetos preciosos, mas hoje abriga uma feirinha de couro e souvenir. Lá é passagem obrigatória para os turistas que seguem a superstição que promete trazer de volta à cidade quem acariciar a estátua do javali, o famoso "Porcellino".

(PS: A sorveteria Venchi é aqui na frente... não se esqueça de pegar seu gelato!)

Loggia não é uma tradução da palavra “loja”, e sim algo mais semelhante ao que hoje chamamos de “Lodge” ou Galeria: um grande vão aberto e coberto.

No fim da idade média, com o aumento da produção dos camponeses e artesãos, era necessário um lugar coberto para a troca das mercadorias em dias de chuva ou frio ou mesmo onde os políticos poderiam falar com o público em espaços abertos; foi criada então a “Loggia”, estrutura com grande uma varanda que facilitava o fluxo de pessoas e ao mesmo tempo as protegia dos imprevistos da natureza.

A Loggia del Porcellino é o nome popular da Loggia del Mercato Nuovo, assim chamado para distingui-lo do mercado velho, situado onde hoje é a Piazza della Repubblica e construída entre 1547 e 1551 seguindo o projeto de Giovan Battista del Tasso para vender seda e objetos preciososno século XIX e, posteriromente, os famosos chapéus de palha de Firenze.

Atualmente, são oferecidas apenas roupas, objetos de couro e souvenirs para quem gosta do estilo “feirinha hippie”.

Parada obrigatória para turistas é o Porcellino (porquinho ou leitãozinho), que é uma fonte de bronze (na verdade, em forma de javali). Originalmente feito por Pietro Tacca em 1612 como cópia de uma estátua romana de bronze para o Jardim de Bobboli, foi transferida para a Loggia em 1640.

Hoje em dia é um símbolo de superstição da cidade: turistas do mundo inteiro vão ao seu encontro para testar a sorte (dizem que colocando uma moeda na língua do javali, ao deixá-la cair, se ela for direto para o ralo sem encostar nas grades, é um sinal de sorte e fortuna).

Outra superstição é de que esfregando o focinho do animal de bronze (real razão para essa ser a única parte da estátua que está limpa e brilhante enquanto o resto está marrom esverdeado), o turista terá um retorno garantido à cidade.

Estatua do Porcellino, que preve a sorte dos turistas

Outros Pontos Turísticos da Região 6:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Piazza della Republica

  • Atrações complementares e bem interessantes

  • Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - fachada e lateriais externas

  • Atrações opcionais ou de interesse específico

  • Chiesa e Museo di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - por dentro e museu

  • Via de’ Tornabuoni e Via Degli Strozzi (lojas de luxo)

  • Palazzo Davanzati e Museo della Casa Fiorentina Antica

bottom of page