top of page

FIRENZE 4 - FARMACIA SANTA MARIA NOVELLA

​Pontos Turísticos de Firenze – Região 4: Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria (Farmacia de Santa Maria Novella)

Parte do convento da Basílica Santa Maria Novella abriga uma antiga farmácia operando há mais de 400 anos oferece produtos de higiene e estética naturais e produzidos de artesanalmente pelos frades dominicanos, em um ambiente hipnotisante.

Construída em 1221 e com início de suas vendas em 1612 é considerada a farmácia e perfumaria mais antiga da Europa (a inglesa Floris é de 1730 e a francesa Houbigant de 1775).

Ela nasceu dos frades dominicanos, que se dedicaram ao plantio de ervas para fabricar medicamentos para os doentes e feridos atendidos no Mosteiro.

O primeiro registro de uma fórmula preparada por eles data de 1381: uma água de rosas, considerada antisséptica no período da pandemia da peste bubônica, que matou quase um terço da população europeia.

Em 1612, os freis decidiram vender as invenções — o ano é usado como data oficial de fundação da farmácia. Credita-se a eles a ideia de trocar o óleo por álcool na composição de colônias, abrindo caminho para as fragrâncias atuais.

A rainha Catarina di Medici só usava a água de colônia deles, a L'Acqua della Regina.

Até hoje os padres produzem à mão, com extratos de plantas e flores orgânicas, diversos produtos da linha Santa Maria Novella, que são vendidos em frascos de “botica” na loja.

Da farmácia original restam a sala que dá passagem para o jardim onde os freis cultivavam as ervas (e que era a vista do apartamento de Leonardo da Vinci no período em que ele morou no mosteiro), e alguns instrumentos usados para a confecção dos produtos.

Internamente, sob os arcos neogóticos, os clientes escolhem seus pedidos, num silêncio monástico, a partir de cardápios de tom amarelado, que por si só já valem a visita, pois exibe uma majestosa decoração muito bem conservada eu um clima de volta ao passado.

Os itens mais acessíveis — sabonetes e pot-pourri — ficam na sala principal, que funciona na antiga capela de San Niccolò, de 1332.

Os produtos mais famosos são:

  • a Acqua di Rose (tônico para tirar o vermelho e inchaço dos olhos);

  • o Acqua di Santa Maria Novella (chá com efeito calmante e refrescante);

  • o Aceto de Setti Ladri (vinagre aromático usado no passado para acordar desmaios e que hoje é usado como aromatizador de ambientes);

  • a Acqua di Melissa (com efetos digestivos);

  • os sais de lavanda (para reavivar os ânimos) e;

  • as pastilhas S.M Novella (para o hálito).

A linha tem também hidratantes, óleos, sabonetes, creme e máscaras para o rosto e cabelos, bem como suplementos alimentares e vitaminas, licores e chás e até desodorantes para cães e gatos.

Mesmo não sendo a última tecnologia em estética e nutrição, são produzidos e mantidos de forma extremamente natural, sem aditivos e antioxidantes, e por isso não vem com data de validade.

Os produtos tradicionais custam em média entre €50 e €150 e os perfumes e cremes customizados podem chegar a centenas de Euros.

Outros Pontos Turísticos da Região 4:

  • Atrações complementares bem interessantes

  • Chiesa di Santa Maria Novella (Igreja de Santa Maria Novella)

  • Atrações opcionais ou de interesse específico

  • Chiesa di Ognissanti (Igreja de Todos os Santos)

bottom of page