top of page

FIRENZE 1- OPERA DEL DUOMO

Pontos Turísticos de Firenze - Região 1: Museo dell’Opera del Duomo

Mais de 750 obras primas do Renascimento reunidas em um espaço recém restaurado contam a historia da construção da catedral de Firenze, da cúpula Brunelesschi, da Torre de Giotto e do Batisterio.

A institição “Opera del Duomo” (Obra do Duomo) foi criada para supervisionar a construção da catedral Santa Maria del Fiore e da torre.

Em 1400, por razões de espaço, a Opera mudou-se para o edifício atual, uma mansão construída em uma antiga fazenda adjacente aos fornos da oficina de Lorenzo Ghiberti (a mesma onde o artista lançou suas portas de bronze para o Batistério).

Após a consagração e conclusão da estrutura arquitetônica da igreja, em 1436, a principal tarefa do Opera tornou-se a “proteção, preservação e embelezamento” do Duomo e do Campanile, que formalmente se juntaram em 1777 ao Batistério de San Giovanni.

Aqui também, em torno de 1500, Michelangelo esculpiu o famoso David, através da reciclagem de um bloco de mármore usado na parte da Opera del Duomo.

Em 1891, a entidade foi aberta ao público se tranformando no “Museo dell'Opera di Santa Maria del Fiore”. O museu ficou fechado para reforma desde 2014, reabrindo em outubro de 2015.

Ao longo do tempo, não só reuniu uma coleção impressionante de obras de arte que haviam sido retiradas do Duomo e do Baptistério, mas também memórias históricas da construção da Catedral, como o modelo de Brunelleschi para a cúpula, projetos diferentes para a fachada e algumas máquinas utilizadas na construção.

As portas originais do Batisterio de Lorenzo Ghiberti, esculturas da antiga fachada da catedral de Arnolfo di Cambio, obras marcantes de Luca della Robbia e Andrea Pisano, o coro de Donatello, a Pieta inacabada de Michelangelo, além de artefatos romanos e relíquias sagradas estão lá expostos.

Portas originais do Batisterio

Maria Madalena de Donatello

Pietà Inacabada de Michelangelo

Destaque do Alto Relevo do Coro de Lucca della Robia

Outros Pontos Turísticos da Região 1:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Cattedrale di Santa Maria del Fiore (Duomo ou Catedral de Firenze)

  • Cupola del Duomo (Cúpula no interior da Catedral)

  • Campanile di Giotto (Campanário de Giotto ou Torre do Sino)

  • Battistero di San Giovanni

bottom of page