Dicas para Quem Visita San Gimignano
Um pouco de San Gimignano, na Toscana, e suas princiais atrações: Ruas medievais, Duomo, Piazza Centrale, Palazzo Podesta, Museo Civico, vistas do alto da Torre Grossa , Museu SanGimignano1300 (Galerias) e Rocca di Montestaffoli, além do artesanato e do vinho Vernaccia di San Gimignano.
Onde é e como chegar a San Gimignano
San Gimignano é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 7.105 habitantes.
Fica a 1:00 hora (52 km) de Firenze, a 0:45 hora (42 km) de Siena e no caminho para Volterra, a 0:40 hora (29 km) de lá.
Logo à esquerda da porta di San Giovanni há um estacionamento pago, bem próximo a cidade murada a partir de onde só se pode seguir a pé.
Um pouco da história de San Gimignano
Sua origem data do século X e seu nome é uma homenagem ao homônimo bispo de Modena (o qual teria salvado o vilarejo dos ataques bárbaros).
San Gimignano, a "cidade das belas torres", chegou a ter 72 torres no seu período de prosperidade que foram construídas por importantes famílias rivais durante os séculos XII e XIII (os famosos “falos” medievais). Atualmente, apenas 14 permanecem de pé.
Em 1990 San Gimignano foi declarada pela Unesco patrimônio cultural da Humanidade, e de cima do Vale Elsa de Toscana, as torres fazem com que a cidade pareça até hoje um sonho medieval.
Gastronomia em San Gimigano - Gelato
Sorveterias: Na praça central estão duas sorveterias que se intitulam como as melhores do mundo... Difícil saber se chagam a tanto, mas os sorvetes são imperdíveis!
Gastronomia em San Gimigano - Vinhos
Vinhos Chianti e Vernaccia: Muitas lojas quem vendem as especialidades locais oferecem degustação de vinhos Chianti (típicos da Toscana) e o branco Vernaccia di San Gimignano (típicos de San Gimignano), queijo e antepastos (antipasti - geralmente servidos como entrada ou oferecidos como petiscos).
Compras em San Gimignano
Cerâmicas, Artigos de Couro e Souvenirs: A Via San Matteo e a Via San Giovanni exalam um aroma de vinho e oliva, misturado com os aromas das lojas de perfumaria. Um bom local para compras de cerâmicas, artesanatos e badulaques é a Leoncini San Gimignano – Via San Giovanni 60/62 (www.leoncini-italy.com).
Atrações Turísticas de San Gimignano
Porta de San Giovanni: O passeio começa normalmente pela Porta de San Giovanni, entrada principal da cidade murada.
Via di San Giovanni: na rua que leva da entrada murada a praça principal estão as principais lojas de artesanato, suveniers, artigos medievais, artigos de couro e alimentos típicos da Toscana.
Museo della Tortura: Nessa mesma via está também mais uma filial da franquia do Museu da Tortura, que mostra uma série de objetos e técicas da tortura medieval.
Piazza della Cisterna: Ao final da Via di San Giovanni se chega na Piazza della Cisterna, a principal da cidade. Aqui estão as principais gelaterias e café, e acaba sendo o ponto de necontro dos turistas.
Duomo di San Gimignano: Por uma passagem a esquerda da Piazza della Cisterna, se chega a Piazza Del Duomo. Entre os edifícios de destaque no complexo está o Duomo, igreja românica do século 12, conhecida também por abrigar um belo acervo de obras de arte, que passa pelas esculturas de madeira de Jacopo della Quercia e pelos afrescos de Benozzo Gozzoli.
Torre Grossa: Ao lado do Dumo está a entrada da maior torre da cidade. Vale admirar a vista do alto de seus 54 metros.
Palazzo Podestà: À esquerda da praça se encontra o Palazzo Podesta, conhecido também como “Palácio do Povo”, sede da prefeitura e do Museo Civico, rico em obras de arte compiladas a partir do século 14. No mesmo complexo estão também o Museo Archeologico, a Spezieria dello Spedale di Santa Fina e a Galleria d'Arte Moderna e Contemporanea, que na verdade não te grandes atrativos.
Museo San Gimignano 1300: Passando novamente pela Piazza della Cisterna e saindo em direção a Via di San Giovanni, à direita, está a Via Costarella. nela se encontra o o Museo San Gimignano 1300, instalado hoje em salas que um dia foram os palácios Gamucci e Ficarelli e apresenta 10 galerias de arte, sendo que em uma delas encontra-se uma importante reconstrução da Cidade como existiu no período medieval.
Rocca di Montestaffoli: Para completar a visita, se tiver tempo, vale ir até a fortaleza que oferece uma bela vista panorâmica.