PIENZA


Dicas para Quem Visita Pienza

Um pouco da cidade de Pienza, na Toscana, e de suas principais atrações: Praça Pio II, Catedral de Santa Maria Assunta (Dumo de Pienza), Palazzo Piccolomini, Via della Fortuna, Via dell’Amore e Via del Bacio, “Sacada”, além da massa Pici e do Queijo Pecora.

Onde é e como chegar em Pienza

Pienza é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 2.231 habitantes.

Fica a 1:35 horas (116 km) de Firenze, a 1:00 hora (55 km) de Siena, a 0:26 hora (23 km) de Montalcino, 0:19 hora (14 km) de Montepulciano e a 0:12 hora (10 km) de San Quirico D'Orcia.

Vale a pena a visita rápida (ou um almoço) a uma vila muito próxima de Pienza, Monticchello, a 0:15 horas (10 km).

Um pouco da História de Pienza

De lá já foi nomeado o Papa Pio II, renascentista e que colocou a cidade em posição de evidência no século XV.

Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.

Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal.

O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista.

Embora muitos de seus projetos jamais tenham sido realizados, Pienza tornou-se parte do chamado Parque Artístico, Natural e Cultural do Vale D'Orcia, que tem por objetivo preservar o extraordinário patrimônio de Pienza e de seu entorno: Castiglione d'Orcia, Montalcino, San Quirico d'Orcia e Radicofani.

Em 1996 o centro histórico de Pienza foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância arquitetônica, nos estilos Renascentista e Gótico.

Curiosidades de Pienza

Pienza é muito charmosa: passando pelo centrinho descobre-se vias com nomes atraentes, como Via della Fortuna, Via dell’Amore e Via del Bacio; floreiras cuidadosamente colorindo e dando vida as janelas e portas e lojas de brinquedos educativos de décadas atrás.

Atrações Turísticas de Pienza

Piazza Pio II: Toda a cidade gira em torno da Piazza Pio II e de seus edifícios históricos. Normalmente, a Piazza em si não tem grandes atrativos, mas na primavera ela fica completamente enfeitada de flores.

Palazzo Piccolomini: O Palazzo foi criado em 1459 pelo renomado Bernardo Rossellino, um estudante do famoso arquiteto arquiteto Leon Battista Alberti, para ser a residência de verão papal, e tornou-se a casa de descendentes de Pio II até 1968. O poço de mármore travertino na Piazza carrega o brasão da família Piccolomini, e foi amplamente copiado na Toscana durante o século seguinte.

Duomo: O Duomo di Pienza, fica ao lado do Palazzo Piccolomini. A Catedral de Santa Maria Assunta foi construída pelo arquiteto Rossellino (1459) e sofreu alguns danos, mais suas proporções esplêndidas são mantidos intactas. É inundado de luz nos vastos vitrais encomendados pelo Papa. Ele queria um “vitrea domus” (literalmente “casa de vidro”), que simbolizam o espírito da iluminação intelectual da época Humanista.

Palazzo Vescovile: O Papa Pio II incentivou a contrução deste edifício, ao lado do Duomo e na frente do Palazzo Piccolomini para completar o projeto arquitetônico da cidade e receber os bispos que viajassem a Pienza para participar de encontros com o papa. Sua construção foi financiada pelo Cardeal Rodrigo Borgia (que posteriormente se tornou o Papa Alexandre VI). Hoje ele abriga o Museu Diocesano e o Museo della Cattedrale. A coleção inclui trabalhos têxtis locais, bem como artefatos religiosos do século XII ao XV.

Palazzo Comunale: Em frente à igreja está esse edifício que abriga a Câmara Municipalo. Contruído para fazer juz ao novo status da cidade dado pelo Papa Pio II, recebeu uma uma torre de sino menor do que a da catedral, para simbolizar o poder superior da igreja.

Sacada: Um dos pontos mais atraentes da cidade é uma grande "sacada", cuja entrada fica atrás do Duomo, com uma vista linda para os campos Toscana (já que Pienza fica no alto de uma colina).

Gastronomia em Pienza

Especialidades Gastronômicas de Pienza

Pienza é também famosa por suas especialidades gastronômicas como o queijo Pecorino (queijo típico italiano feito de leite de ovelha, “pecora” em italiano).

Há em Pienza lojas do tipo empório e queijarias com suas vitrines cenográficas expondo seus queijos de maturações diversas. O aspecto escuro, o cheiro forte e o formato conferem ao Pecorino características inconfundíveis.

Na minha opinião, o Pecorino mais antigo / curtido / passado é forte demais, mas os mais novos, são muito gostosos, mas isso é uma questão de paladar.

De qualquer forma, todos eles harmonizam muito bem com os presuntos locais e, claro, o clássico Brunello di Montalcino.

Além disso, a "Pici", massa típica toscana que, depois de cilindrada pela máquina, é cortada e enrolada manualmente, uma a uma, também é um destaque local.

Restaurante em Pienza

Trattoria Latte di Luna

  • Via San Carlo 2-4, Pienza, Itália (no final da rua principal, onde acaba a Vila)

  • +39 0578/748-606

  • Cuisine: Pici

  • +39 0578/748-606

#europa #europe #italia #italy #toscana #tuscany #viagem #travel #pienza #dicasdecidadesnaitália #FILTROTOSCANA