top of page

MONTICCHIELLO


Dicas para Quem Visita Monticchiello

Um pouco da pequena vila de Monticchello, na Toscana, sua arquitetura cenográfica, sua vista estonteante e seu restaurante delicioso.

Onde é e como chegar em Monticchiello

Monticchiello é uma vila medieval localizada a 500 metros acima do nível do mar e onde residem somente 213 habitantes.

Fica a 0:18 horas (8,5 km) de Montepulciano, 0:35 horas (29 km) de Montalcino, 0:19 horas (16 km) de San Quirico D'Orcia, 1:10 horas (60 km ) de Siena e 1:40 horas (117 km) de Firenze.

Um pouco da história de Monticchiello

Monticchiello é uma bonita vila medieval no coração de Val d'Orcia, cujas origens se perdem no tempo.

O primeiro documento oficial remonta ao 973, quando o marquês Lamberto Aldobrandeschi rendeu o castelo ao Badia Amiatina a seus inimigos em troca de dinheiro.

Nos anos seguintes Monticchiello pertenceu à igreja romana e, particularmente, para a ordem dos cavaleiros da Ordem Teutonica (até 1230) que, acostumados a lutar pareciam adequados a administrar um território de fronteira.

O primeiro documento relativo a Comuna livre de Monticchiello traz a data de 1243.

A partir deste momento, e por três séculos, o castelo permaneceu fiel ao Siena até a sua capitulação em 1559 com a guerra franco-espanhola, tornando-se, assim como todo o estado de Siena, parte do Granducato da Toscana.

Depois de cinco séculos, a Comuna de Monticchiello veio sob a jurisdição da Comuna de Pienza em 1777.

Curiosidades de Monticchello

O Teatro Povero di Monticchiello: “O Pobre Teatro de Monticchiello”, nascido em 1967, tem uma atividade cultural interessante. Os habitantes do lugar, a partir do final de julho para quase todo o mês de agosto, põe em cena um drama, na praça principal da vila totalmente escrito, dirigido e encenado por eles mesmos; a mesma equipe cria também a música e o cenário.

Atrações Turísticas em Monticchiello

Estrada: Só o caminho para Monticchiello já vale a visita: curvas sinuosas com altos ciprestes e campos de feno, que valem uma parada fotográfica.

Cenografia do vilarejo: Ao chegar na cidade, que parece uma cidade cenográfica, fica-se com a impressão de que, ao apoia seu peso nas casas, elas cairão para trás, pois parecem montadas para a gravação de um filme. Não há um monumento específico ou local a visitar, apenas apreciar as pequenas vielas e a vista do vale.

Gastronomia em Monticchello

Dica de Restaurantes

Estrada de terra, poeira alta, ciprestes, curvas, ovelhas, nenhuma placa e uma vila medieval cenográfica. Esse era o cenário da busca de Monticchiello onde se encontra um restaurante específico: Taverna di Moranda, um restaurante de cozinha camponesa.

Devido à fama da casa, visitantes veem de longe para saborear seus pratos.

O restaurante foi eleito em 1999 o melhor restaurante da Toscana por uma publicação alemã, e citado em vários guias renomados de gastronomia, mas consegue oferecer simplicidade e excelencia que tornam a experiência lá muito especial.

Experimente o prosciuto crudo di cinghiale (presunto cru de javali), a Fiori di zucha (flor de abóbora) e as massa Pici... Divinos!

  • Restaurante Taverna di Moranda

  • Via di Mezzo, 17 – 13, 53020 Monticchiello – Pienza

  • Tel. 39.0578.755.050

  • Fecha no mês de janeiro e fevereiro/ Não abre segunda

  • E-mail: info@tavernadimoranda.it

  • Cozinha: Pasta Pici

bottom of page