Sugestões de Roteiro na Toscana
Firenze
É impossível aproveitar a cidade em menos de 2 dias completos. Com 3 dias dá para ter uma boa visão, indo apenas as atrações básicas e mais 2 museus principais. Com 4 dias inteiros, o roteiro fica mais completo. Com 5 dias, já é possivel fazer as visitas com mais calma e incluir algumas das atrações adicionais interessantes.
O detalhamento dos locais que são os básicos e tradicionais, interessantes ou opcionais está descrito em detalhes num post específicos sobre firenze.
Sugestão de Roteiro na Toscana (sem contar Firenze) de 4 dias – Opção num ritmo bem puxado....
Dia1: Saindo bem cedo de Roma em direção a Siena, parando em Montepulciano, Pienza, Monticchiello, San Quirico D’Orcia, Montalcino. Dormir em Siena.
Dia 2: Monteriggioni, San Gimignano e se der Volterra a tarde. Da para fazer parte de Siena no final do dia, dependendo do horário que voltar. Volta e dorme em Siena
Dia 3: Siena de manhã e na hora do almoço vai para Lucca (almoça lá, pois é uma delicia passar pelo menos um todo na cidade). Dorme em Lucca.
Dia 4: Lucca de manhã e a tarde vai para Pisa (só se quiser ver a Torre... é a única coisa que vale a pena). A noite vai para Firenze.
Sugestão de Roteiro na Toscana (sem contar Firenze) de 4 dias – Opção mais leve....
Idem ao roteiro acima mas elimina Monticchiello e San Quirico no dia 1. Ficará mais leve e se pode curtir melhor as vilas mais conhecidas.
Sugestão de Roteiro na Toscana (sem contar Firenze) de 5 dias
Dia1: Saindo bem cedo de Roma em direção a Siena, parando em Montepulciano, Pienza, Monticchiello, San Quirico D’Orcia, Montalcino. Dormir em Siena.
Dia 2: Monteriggioni, San Gimignano e Volterra a tarde. Dorme em Siena
Dia 3: Siena durante o dia e sai no final do dia para Lucca. Dorme em Lucca
Dia 4: Lucca durante o dia e dorme em Lucca
Dia 5: Acorda, sai de Lucca e vai para Pisa. De lá vai para Firenze e dorme em Firenze.
Sugestão de Roteiro na Toscana (sem contar Firenze) de 6 dias
Dia1 e 2: Saindo bem cedo de Roma em direção a Siena, parando em Montepulciano, Pienza, Monticchiello, San Quirico D’Orcia, Montalcino. No meio desse roteiro, escolhe uma hotel rural estilo “vila toscana” nos arredores dessas cidades. É possível encaixar uma visita a uma vinícola com degustação dos melhores Chiantis. Na noite do segundo dia, dorme em Siena.
Dia 3: Monteriggioni, San Gimignano e Volterra a tarde. Dorme em Siena
Dia 4: Siena durante o dia e sai no final do dia para Lucca. Dorme em Lucca
Dia 5: Lucca durante o dia e dorme em Lucca
Dia 6: Acorda, sai de Lucca e vai para Pisa. De lá vai para Firenze e dorme em Firenze.
Para visitar Cinque Terre, na Liguria, porém por ser perto da Toscana é destino adicional de muitos turistas, adicione pelo menos mais 1 ou 2 dias no roteiro.