FIRENZE 6 - PIAZZA DELLA REPUBLICA


Pontos Turísticos de Firenze – Região 6: Piazza della Republica:

A Piazza della Repubblica é hoje o centro geográfico da cidade, assim como era o centro da história social e econômica de Firenze durante o Império Romano e da capital da Itália recém-unificada. Hoje, seu entorno é extremamente valorizado, com cafes e restaurantes que estão ali desde o século XVII e XIX.

Foi justamente sobre os restos demolidos do antigo centro dessa fase que se construiu a estrutura que se vê agora.

Reconstrução da Piazza na época romana

Fotos da Piazza Della Repubblica em 1890, 1895 e 1938

Mais do que a praça em si, é o seu entorno que a valoriza.

Entre os anos 1920 e 30, os terraços dos cafés em torno da praça foram palco de agitados salões culturais: o Caffè Giube Rosse, o Paszkowski, o Donnini e o Gilli com seus deliciosos doces.

Caffè Giube Rosse: desde 1897

Ristorante Paszkowski: Ponto de encontro dos intelectuais

Doninni: desde 1894

Caffe e Pasticeria Gilli: doces deliciosos desde 1733

Em volta da praça, nas arcadas da Via Pellicceria, cantores de rua animam os passantes, assim como o belíssimo mercado de plantas e flores manhãs de quinta-feira. O encanto se perde um piuco pela quantidade de ambulantes e barracas de souvenirs.

No fim das arcadas começa a Via Porta Rossa, cheia de lojas e monumentos históricos, lembrada por Puccini e onde se encontra o Hotel Porta Rossa, o mais antigo de Firenze.

Não muito longe dali, encontra-se a Armeria Bulli, fundada em 1886 e especializada em artigos para caça. Próximo também se encontra a Pelletteria Giuseppe Gazzarrini, histórica loja de artigos em couro.

Os amantes dos livros poderão fazer uma pausa na antiga livraria Bruno Baccani.

Na Via de’ Tornabuoni e na Via Degli Strozzi, se encontram as grandes grifes da moda mundial. Na Via Strozzi, o tradicional Ugo Poggi vende porcelanas e cristais de altíssima qualidade e tradição.

Para os apaixonados por chás, há o Old England Store, na Via dei Vecchietti, que acolhe os clientes com uma atmosfera britânica.

Outros Pontos Turísticos da Região 6:

  • Atrações tradicionais ou imperdíveis

  • Loggia del Mercato Nuovo ou Mercato del Porcellino

  • Atrações complementares e bem interessantes

  • Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - fachada e laterias externas

  • Atrações opcionais ou de interesse específico

  • Via de’ Tornabuoni e Via Degli Strozzi (lojas de luxo)

  • Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - interior e museu

  • Palazzo Davanzati e Museo della Casa Fiorentina Antica

#europa #europe #firenze #florence #florença #italia #italy #toscana #travel #tuscany #viagem #dicasdecidadesnaitália #MercatodelPorcellino #SorveteriaVenchi #Compras #FILTROFIRENZE #PiazzadellaRepublica #piazzadellarepublica #praçadarepublica #OldEnglandStore #ViadeiVecchietti #ViaDegliStrozzi #UgoPoggi #BrunoBaccani #livraria #PelletteriaGiuseppeGazzarrini #ArmeriaBulli #HotelPortaRossa #ViaPellicceria #Gilli #caffe #doninni #Paszkowski #GiubeRosse #restaurante #ristorante